18 fevereiro 2011

Entrevista Com Encenador do Grupo de Teatro AJURPE

Pano de boca - Conversas sobre teatro : “Vivemos um ‘boom’ de actores”
18 Fevereiro 2011

Correio dos Açores - Obrigada por aceitar o nosso convite. Fale-nos um pouco de si. Sou o Rui Faria. Nasci no mês de Março de 1980 e sou natural de Rabo de Peixe. Actualmente sou Chefe Divisão Promoção Cultural e Juventude na Câmara Municipal da Ribeira Grande.
Como e quando surgiu a Associação Juvenil de Rabo de Peixe?
No ano de 2005, um grupo de jovens da Vila de Rabo de Peixe juntou-se para criar uma associação, onde se pudesse combater o panorama amorfo cultural que se fazia sentir naquela Vila. Neste sentido, criou-se a Associação Juvenil de Rabo de Peixe que tem contado com cada vez mais.O teatro é uma das áreas para a qual está vocacionada a Associação Juvenil de Rabo de Peixe.
Quando ocorreu a estreia do Grupo de Teatro AJURPE, com que peça e em que casa de espectáculo?
O grupo de Teatro desta Associação lançou-se ao público no Cine Mira Mar desta Vila com uma série de sketches dedicados a histórias e personagens locais onde, para apimentar a comédia, hiperbolizamos a realidade fazendo daquela “Rabo de Peixe em Revista”, uma comédia de sucesso local.
Que género de teatro e peças têm levado à cena?
De 2006 a 2009, o grupo levou a cena somente peças de teatro de comédia e de teor local, ou seja, aproveitando a riqueza de histórias e figuras castiças da nossa Vila. Fizemos os textos e adaptamos as realidades de Rabo de Peixe em comédias de intervenção social.
Quais os autores das peças e/ou textos?
Até há pouco tempo, os textos e as encenações eram demasiado livres para dizer que foi este ou aquele autor ou encenador, mas, este ano, marcamos uma viragem no grupo, permitindo que levássemos ao palco uma peça de teatro, “À espera do Stripper”, que pôde ser vista em todos os concelhos da ilha, sempre sem esquecer o nosso pendor para a comédia directa e virada.
Quem são os membros do elenco?
Desde 2006 até hoje, muitos foram os membros que fizeram parte do grupo mas, por diversas razões, foram saindo e outros, claro está, foram entrando para este mundo mágico do Teatro. Neste momento a Alda Estrela, a Josefina Moreira, a Cidália Figueiredo, a Marta Lima, a Carmen Amaral, a Joana Figueiredo, a Cláudia Figueiredo, a Sandra Lizandro, a Cátia Moreira, a Rita Gonçalves, o João Lizandro, o Joãozinho Lizandro, o João Sousa, o Telmo Santos, o Gonçalo Ponte, o Pedro Ventura, Carlos Estrela e o Rui Faria são os porta-estandartes do Grupo de Teatro da AJURPE.
Que outras actuações já fizeram?
O grupo já percorreu freguesias dos concelhos da Ribeira Grande, Ponta Delgada, Povoação, Lagoa e Vila Franca do Campo, actuando em Teatros e ao ar livre.Já actuaram foram da Ilha? Ainda não actuámos fora de São Miguel.
Para quando as próximas actuações do Grupo de Teatro AJURPE e onde ?
A peça que estamos ensaiar neste momento tem o nome de “Show da Maria” e é uma sátira aos programas televisivos que são comuns nas tardes televisivas. Em princípio, a estreia será a 20-05-2011, em Rabo de Peixe.
Para além do teatro que outras actividades desenvolve a Associação Juvenil de Rabo de Peixe?
A Associação tem, neste momento, algumas valências desportivas, como o apoio directo na equipa de Futsal da Vila. No ambiente, acabamos de editar um pequeno livro pedagógico que será entregue, acompanhado por palestras proferidas por um biólogo, às escolas do 1º e 2º ciclo da Vila de Rabo de Peixe. Já trouxemos a Rabo de Peixe a Professora Doutora Norberta Amorim (Universidade do Minho) para uma formação na área da genealogia e, neste sentido, já iniciámos a recuperação digital dos registos paroquiais da Igreja da nossa Vila que datam do século XVI. Neste momento, a partir de um protocolo existente entre esta associação e a Direcção Regional da Juventude, temos um espaço de informação juvenil, no Centro Comunitário e Juventude desta Vila. Temos um projecto de publicação de um jornal sobre a Vila (já teve duas edições). Além do apoio a diversas iniciativas da Junta de Freguesia local, à Câmara Municipal da Ribeira Grande, a Associação preza por estar sempre aberta a colaborar e participar na promoção do bem comum, nomeadamente, na vertente cultural, desportiva e ambiental.
A Associação beneficia de algum apoio governamental e camarário ? Em que áreas?
Como apoio oficial, temos tido o apoio da Junta de Freguesia desta Vila, da Câmara Municipal da Ribeira Grande, da Direcção Regional da Juventude, do Desporto e da Secretaria Regional do Ambiente.Sei que é também encenador do Grupo de Teatro AJURPE.
Que dificuldades surgem no seu dia-a-dia como encenador?
No sentido geral, a dificuldade no nosso grupo de teatro não se sente pois o sentimento que temos e o prazer que vivemos nesta arte é tão sentida que qualquer dificuldade é minimizada pela adrenalina do palco.
Como vê o panorama do teatro actualmente nos Açores e em concreto na Ilha de S. Miguel?
Creio que o Teatro na Ilha ou na Região tem, neste momento, bastantes possibilidades de se tornar uma época de ouro na história da promoção teatral feita nos Açores, pois desde o boom, ainda nos anos 70 e 80 dos Teatro de freguesia e depois com o grande espanto que foi o Açorianíssimo, creio que vivenciamos outro boom de actores e de novos e criativos encenadores, isto aliado à possibilidade de companhias de Teatro que vêm de fora e sempre poderem contribuir para a nossa própria evolução.
Considera que há crise no teatro?
A única crise que o Teatro poderá vir a ter, é a ausência de público, mas para isto acontecer algo de muito mal teria de estar a acontecer nas nossas vidas e, por enquanto, o Teatro não se deixa rever em palavras como crise.
Projectos actuais da Associação Juvenil de Rabo de Peixe na área do teatro a curto, médio e a longo prazo?
Continuar o trabalho que temos vindo a desenvolver, nomeadamente na itinerância geográfica das nossas apresentações e apostar na nossa promoção fora da ilha e, ao mesmo tempo, solidificar o nosso grupo de teatro de comédia a nível de ilha para que sempre que alguém ouvir que há um espectáculo da AJURPE sintam vontade de ir ver.
Autor: Milena Pimentel
http://www.correiodosacores.net/index.php?mode=noticia&id=31913

Sem comentários: